Estudantes - Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE






PROCESSO SELETIVO
TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ - TCM



O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ, no uso das atribuições legais que lhe confere o art. 68, III da Lei Estadual nº. 13.160/93 (Lei Orgânica do Tribunal de Contas dos Municípios), torna público que fará realizar, em locais, datas e horários a serem oportunamente divulgados, PROCESSO SELETIVO para o preenchimento de vagas de estágio nas áreas de Administração, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Edificações, Engenharia Civil, Informática e Serviços Social, em obediência à Resolução n.º 07/2009, datada em 05 de março de 2009, publicada no DOE em 10 de março de 2009, o qual será regido de acordo com as seguintes instruções:

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O processo seletivo será realizado na cidade de Fortaleza – Estado do Ceará, sob a responsabilidade do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, através da Unidade de Operação de Fortaleza/CE.

A presente seleção visa o preenchimento das vagas de estagiários, nas áreas de Administração, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Edificações, Engenharia Civil, Informática e Serviços Social, existentes atualmente no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará - TCM e das que vierem a vagar dentro do prazo de 12 (doze) meses, através da formação de cadastro de reserva.

Os Cursos, as áreas e o número de vagas existentes são os estabelecidos no quadro a seguir:

CURSOS

QUANTIDADE DE VAGAS POR CATEGORIA

TOTAL

ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL (TÉCNICO)

ENSINO SUPERIOR

JÚNIOR

SÊNIOR

Ciências Atuariais

---

---

01

01

Ciências Contábeis

---

02

15

17

Direito

---

---

04

04

Engenharia Civil

---

02

---

02

Informática

---

01

---

01

Administração

---

---

01

01

Economia

---

---

01

01

Serviço Social

---

---

01

01

Técnico de Edificações e Obras

02

---

---

02

Informática Sup. em Hardware e Redes

03

---

---

03

Biblioteconomia

---

---

01

01

TOTAL

05

05

24

34


REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

O estágio destina-se, exclusivamente, aos estudantes regularmente matriculados, com frequência efetiva nos cursos vinculados ao ensino público ou particular nas Instituições de Ensino conveniadas ao Centro de Integração Empresa Escola - CIEE e ao TCM.

Para candidatar-se a estagiário profissional (Técnico), júnior ou sênior (superior), deverá o estudante ter noções de informática e comprovar documentalmente:

• Ter, em cada disciplina cursada, nota não inferior a 6 (seis) ou 60% (sessenta por cento) do total de pontos possíveis;

• Não ter reprovação em qualquer disciplina do curso superior ou técnico-profissional, que dá suporte ao estágio;

Será exigido, ainda:

• Para o estágio profissional (técnico), que o estudante tenha iniciado as disciplinas correlatas com as atividades a serem desenvolvidas no estágio;

• Para o estágio júnior (superior), que o estudante tenha concluído, na data da inscrição no processo seletivo, o mínimo de 15% (quinze por cento) e inferior a 50% (cinquenta por cento) dos créditos dos cursos;

• Para o estágio sênior (superior), que o estudante tenha concluído, na data da inscrição no processo seletivo, o mínimo de 50% (cinquenta por cento) e o máximo 75% (setenta e cinco por cento) dos créditos dos cursos;

Não poderão ser estagiários estudantes que sejam ocupantes de cargo, empregado ou função pública, ou ainda aqueles que sejam ou venham a ser estagiários em outro órgão ou entidade da Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal, direta ou indireta, bem como em empresas privadas.

O estudante que já tenha estagiado no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará - TCM não poderá realizar novo estágio, salvo se for referente a outro curso.


PROCESSO DE SELEÇÃO

O acesso à vaga destinada ao estágio ficará condicionado à submissão do aluno a processo seletivo, constituído de 3 (três) etapas:

(primeira) etapa: consistente de prova escrita objetiva, de caráter eliminatório, de acordo com a grade curricular do curso;

(segunda) etapa: consistente de análise do currículo acadêmico dos candidatos para verificar a média global e o percentual de créditos cursados, de caráter classificatório;

(terceira) etapa: consistente de entrevista ou atividade de dinâmica de grupo, de caráter eliminatório.

• A prova objetiva será realizada no dia 16 de agosto de 2009, no horário de 09h às 11h e conterá 20 (vinte) questões de múltipla escolha abordando as disciplinas contidas o conteúdo programático da grade curricular de cada curso;

• A entrevista ou atividade de dinâmica de grupo será aplicada no dia 20 de agosto de 2009 apenas aos candidatos aprovados nas duas primeiras etapas, dentro do número de vagas existentes à época da seleção.


INSCRIÇÕES

As inscrições serão gratuitas e ficarão abertas no período de 04 a 11 de agosto do ano em curso, através do site: www.ciee.org.br ou na sede situada a Av. Barão de Studart, 2360 – Sala “A” – Térreo – Aldeota – Fortaleza – Ceará das 08h às 17h.

O candidato deverá acessar o site www.ciee.org.br, cadastrar-se e preencher a ficha de inscrição, que deverá ser impressa, assinada e entregue pelo próprio candidato ou representante com Substabelecimento de procuração na sede do Centro de Integração Empresa Escola - CIEE, situada a Av. Barão de Studart, 2360 – Sala “A” – Térreo – Aldeota – Fortaleza – Ceará.

Cada candidato receberá cartão de inscrição com informações do local e horário da prestação das provas. A entrega dos cartões de inscrição ocorrerá nos dias 13 e 14 de agosto do ano em curso, no horário das 08h às 17h, na sede do Centro de Integração Empresa Escola ‐ CIEE, situado à Av. Barão de Studart, 2360 – Sala “A” – Térreo – Aldeota – Fortaleza – Ceará.




Para baixar a ficha de inscrição, clique aqui.

Para baixar o edital completo do processo seletivo, clique aqui.



Boa sorte!!!