Indicadores de temperamentos são, atualmente, as ferramentas mais utilizadas,
em todo o mundo, para que as pessoas possam escolher as futuras profissões.
Temperamento é aquilo que chamamos comumente de humor, gênio etc. Psicologicamente,
temperamento é algo muito mais profundo do que imaginamos: é o alicerce
principal da nossa personalidade. O temperamento inclui a forma favorita de perceber
as coisas e de fazer escolhas e, também, de nos relacionarmos com outras
pessoas. Temperamentos estão na base dos nossos interesses e aspirações,
dos valores que defendemos e da nossa visão de mundo.
As modernas teorias sobre temperamentos surgiram após os estudos do psicólogo
suíço Carl Gustav Jung e do lançamento de sua obra “Tipos
Psicológicos” (1920). Na década de 1980, as teorias sobre os
processos mentais de percepção e de análise e tomada de decisão,
que formam a base da Teoria dos Temperamentos, avançaram espetacularmente,
graças às contribuições da Neurociência.
Nas últimas duas décadas, neurocientistas norte-americanos revolucionaram
o conhecimento sobre temperamentos e talentos (inteligências). Eles comprovaram
que o lado superior esquerdo do cérebro é solucionador de problemas,
técnico e detalhista, enquanto o inferior esquerdo é planejador, lógico,
organizacional e administrativo. O lado superior direito é conceitualizador,
sintetizador, imaginoso e holista, enquanto o inferior direito é falante,
espiritual, emocional e interpessoal.
O desenvolvimento maior ou menor dessas “áreas” explica por que
algumas pessoas são ótimas em ocupações que requerem
organização, comando e pensamento estratégico (raciocínio
lógico), enquanto outras se destacam pela inteligência emocional, ou
pela musical, pela corporal e cinestésica etc.
Os indicadores de temperamento demoraram a ser introduzidos no Brasil. A pedagoga
e pesquisadora brasileira Maria da Luz Nunes Preto Calegari criou, recentemente,
o IBTA-A (Indicador Brasileiro de Temperamentos para Adolescentes e Adultos), cuja
versão para adolescentes está disponível neste site desde 2008.
Consta de 13 situações, que possibilitam descobrir a qual dos 4 temperamentos
universais o internauta pertence, e quais são as áreas mais indicadas
para desenvolver uma carreira bem sucedida.
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