Regulamento ∙ 8ª Edição ∙ 2013

I. Da instituição do Prêmio

O Prêmio “As melhores empresas para estagiar” é uma iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola-CIEE em parceria com a Toledo & Associados Pesquisa de Mercado e Opinião Pública Ltda. e a Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional São Paulo - ABRH-SP, para distinguir e reconhecer as organizações Públicas, Privadas, de Economia Mista e Entidades do Terceiro Setor que investem na formação e no treinamento de jovens profissionais, colaborando para a sua efetiva inserção no mercado de trabalho.

II. Dos Objetivos

O Prêmio é o resultado de uma pesquisa que tem por objetivo estabelecer um ranking dividido em dois grupos que oferecem as melhores condições de realização de estágio de estudantes, conforme a opinião dos estagiários. A primeira categoria será constituída por 9 organizações Privadas, de Economia Mista e Entidades do Terceiro Setor, e a segunda, por 6 organizações Públicas.

O Prêmio tem também o objetivo de promover a troca de experiências positivas e inovadoras sobre a gestão de Programas de Estágio de Estudantes.

III. Da abrangência

O Prêmio “As melhores empresas para estagiar”, em sua 8ª edição, terá sua abrangência restrita às organizações cujos programas de estágio ocorram dentro do Estado de São Paulo.

IV. Das condições para participar

Para concorrer à premiação, estão aptas a participar organizações Privadas, Públicas, de Economia Mista e Entidades do Terceiro Setor que mantenham Programas de Estágio com 10 (dez) ou mais estagiários contratados, administrados ou não em parceria com o CIEE.

V. Das Inscrições

As organizações interessadas em participar poderão efetuar suas inscrições gratuitamente, no período compreendido entre o dia 10/09/2013 até às 18h do dia 1º/10/2013, exclusivamente no site http://www.ciee.org.br/portal/hotsites/mepe/index.html.

A efetivação da inscrição pressupõe, por parte da organização, a concordância e aceitação das normas e condições constantes deste regulamento e o seu não cumprimento tornará nula sua participação.

A inscrição somente será validada a partir do preenchimento completo da respectiva ficha, que inclui dados cadastrais, perfil da organização, perfil do programa de estágio oferecido e o envio da relação completa dos estagiários e da logotipo da organização inscrita.

O parâmetro de identificação da organização é o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) referente à matriz (também conhecido como CNPJ raiz ou CNPJ base).

Caso a organização participante seja composta por matriz e filiais, deverá se inscrever informando o CNPJ da matriz, além da relação de estagiários de todas as filiais que mantiverem estagiários no Estado de São Paulo, independentemente do curso ou do nível de ensino (médio ou superior).

A organização não poderá inscrever suas filiais separadamente. Se houver um grupo ou uma holding, a participação poderá ser pelo CNPJ da holding ou individual de cada uma das subsidiárias que compõe a holding, desde que tenham CNPJ’s diferentes (e que não sejam filiais). Caso a subsidiária participante seja composta por uma ou mais filiais, deverá se inscrever informando o CNPJ da subsidiária.

VI. Do processo de avaliação

As organizações inscritas serão avaliadas pelos seus estagiários de acordo com os dados coletados em formulário eletrônico específico, disponibilizado no portal CIEE. Nas organizações que tenham até 50 estagiários, todos serão selecionados para participar da pesquisa.

Para as organizações que possuírem uma quantidade superior a 50 estagiários, todos serão convidados a responderem o questionário, sendo que, serão escolhidos, aleatoriamente, 50 estagiários que representarão o grupo da empresa participante.

As informações solicitadas aos estagiários estarão divididas em 3 (três) blocos, sendo que:

1º bloco destina-se a traçar o perfil geral dos estagiários e do estágio oferecido;

2º bloco destina-se a avaliar o programa de estágio;

3º bloco destina-se a identificar a atitude do estudante frente ao estágio, independentemente do local ou organização onde é realizado.

Para essa coleta de dados, as organizações inscritas, devem orientar os estagiários para que acessem o link: http://www.ciee.org.br/portal/netapp/mepe/

A senha de acesso ao questionário, será recebida pelo estagiário por e-mail, e/ou SMS –celular, informado no cadastro realizado pela empresa.

Esse instrumento estará disponível exclusivamente on-line e os estagiários poderão preenchê-lo, acessando-o por meio de terminais disponibilizados pela organização, em suas residências, instituições de ensino ou outro local que possua equipamento com acesso à Internet.

A empresa responsabiliza-se pela comunicação aos estagiários.

VII. Do período de avaliação pelos estagiários

As organizações participantes terão o prazo das 8h00 do dia 07/10/2013 até 24h do dia 31/10/2013 para que seus estagiários preencham o instrumento de avaliação dos seus Programas de Estágio.

VIII. Da apuração dos resultados

A avaliação do programa de estágio será realizado por meio do preenchimento de um formulário eletrônico, composto por frases afirmativas, abrangendo diferentes atributos característicos de um bom programa de estágio e de uma avaliação geral das condições oferecidas pela organização inscrita.

Cada uma das frases apresenta uma escala de 1 a 10, onde a escala “1” significa que o estagiário “discorda totalmente” da frase afirmativa e a escala “10” significa que o estagiário “concorda totalmente” com a frase. O estagiário assinalará uma das escalas entre “1” e “10”, que corresponda à opinião dele sobre o estágio que está realizando.

O critério de classificação será a média ponderada da avaliação de todos os atributos relativos ao programa de estágio. Em caso de empate, valerá a média da avaliação geral do programa de estágio.

Persistindo o empate, a classificação será pelo maior índice top two box (soma das escalas 9 e 10) referente à avaliação geral do programa de estágio.

IX. Da validação dos resultados

Para que o resultado de uma organização seja considerado válido, as duas condições abaixo devem ser satisfeitas simultaneamente:

a) no mínimo, 10 estagiários terem preenchido completamente o instrumento de avaliação do Programa de Estágio;
b) no mínimo, 75% dos estagiários selecionados terem preenchido completamente o instrumento de avaliação do Programa de Estágio.

Se o número absoluto correspondente a 75% for um número não inteiro, o mínimo será o menor número inteiro superior a 75%.

As organizações que obtiverem os melhores índices de avaliação serão visitadas para verificação, in loco, visando confirmar as informações fornecidas nos instrumentos de avaliação, com as efetivas condições de realização de estágio que são praticadas no dia-a-dia da organização. Faz parte dessas visitas a realização de entrevistas com os estagiários e com os gestores do Programa de Estágio.

A constatação de divergências entre as informações fornecidas com as práticas adotadas na gestão do programa de estágio se constitui em motivo para desqualificação da organização.

Caberá, às organizações visitadas, o sigilo absoluto sobre a obtenção dos melhores índices de avaliação, ficando a cargo dos promotores do Prêmio a divulgação dos resultados na solenidade de premiação.

X. Da Divulgação dos Resultados

A divulgação do ranking das melhores empresas para estagiar, com a entrega de troféus pelo CIEE e ABRH-SP, ocorrerá no dia 27/03/2014, em solenidade de premiação, a ser realizada no Espaço Sociocultural – Teatro CIEE. O ranking compreenderá o grupo das 9 organizações privadas, de economia mista e entidades do terceiro setor e as 6 empresas públicas que atingirem os melhores índices de avaliação, atendendo os seguintes critérios:

Empresas Privadas

• Acima de 10 até 20 estagiários: serão premiados os 3 primeiros classificados;
• Acima de 21 até 40 estagiários: serão premiados os 3 primeiros classificados;
• Acima de 40 estagiários: serão premiados os 3 primeiros classificados.

 Empresas Públicas

• Acima de 10 até 60 estagiários: serão premiados os 3 primeiros classificados;
• Acima de 60 estagiários: premiados os 3 primeiros classificados.

As organizações das duas categorias que atenderam a todos os requisitos previstos nos itens IV e IX do regulamento receberão, posteriormente, via correio, a síntese da avaliação do seu Programa de Estágio (médias em escalas de concordância de 1 a 10 referentes à avaliação dos seus estagiários).

O CIEE, a Toledo & Associados e a ABRH-SP promoverão ampla divulgação do Prêmio e dos resultados da pesquisa “As melhores empresas para estagiar” em todos os veículos de comunicação ao seu alcance, em suas diferentes fases de realização, bem como do ranking das organizações que reunirem as melhores condições de realização de estágio de estudantes.

Os estudos resultantes da pesquisa serão publicados na íntegra ou em parte e poderão ser mantidos em seus sites ou em páginas na Internet sob sua responsabilidade, por tempo indeterminado.

XI. Considerações Finais

O ato da inscrição pela organização implica, para todos os efeitos:

a) Sua expressa aceitação do presente regulamento;
b) Sua responsabilização pela veracidade das informações fornecidas, em qualquer tempo, aos promotores do Prêmio “As melhores empresas para estagiar”;
c) Sua expressa autorização, caso seja classificada entre “As melhores empresas para estagiar”, para a publicação do nome, logotipo e imagens da organização, nas mídias relacionadas exclusivamente à promoção do Prêmio nesta e nas próximas edições;
d) Sua expressa aceitação e efetivo comprometimento, caso seja classificada entre “As melhores empresas para estagiar”, para disponibilizar seus profissionais de Recursos Humanos para participarem, proferindo palestras, do “Ciclo de Palestras e Debates RH – Série Jovens Profissionalizantes”, evento promovido pela ABRH-SP.

A FAQ – perguntas frequentes, disponibilizado no site dos promotores do Prêmio, complementa o presente regulamento.

As situações não previstas neste Regulamento serão julgadas pelos organizadores do Prêmio e suas decisões serão soberanas, sendo vetada a interposição de recursos. Esclarecimentos poderão ser solicitados exclusivamente pelo e-mail: melhorestagio@ciee.org.br

A empresa será responsável pelo envio do Logotipo ao CIEE para divulgação do Prêmio.