Regulamento

I. Da instituição do Prêmio

O Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio é uma iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional São Paulo - ABRH-SP e a The Gallup Organization do Brasil Ltda., para distinguir e reconhecer as Organizações Públicas, Privadas, de Economia Mista e Entidades do Terceiro Setor que investem na formação e no treinamento de jovens profissionais, colaborando para a sua efetiva inserção no mercado de trabalho.

II. Dos objetivos

O Prêmio é o resultado de uma pesquisa que tem por objetivo estabelecer um ranking dividido em três grupos que oferecem as melhores condições de realização de estágio de estudantes, conforme a opinião dos estagiários. A primeira categoria será constituída por dezesseis organizações Privadas e de Economia Mista, a segunda por duas Entidades do Terceiro Setor, e a terceira por oito Organizações Públicas.

O Prêmio tem também o objetivo de promover a troca de experiências positivas e inovadoras sobre a gestão de Programas de Estágio de Estudantes.

III. Da abrangência

O Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio terá sua abrangência restrita às organizações cujos programas de estágio ocorram em parceira com o CIEE, em todo o território nacional, exceto os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pernambuco.

IV. Das condições para participar

Para concorrer à premiação, estão aptas a participar organizações Privadas, Públicas, de Economia Mista e Entidades do Terceiro Setor, que mantenham Programas de Estágio com 5 (cinco) ou mais estagiários contratados, administrados em parceria com o CIEE.

V. Das inscrições

As organizações parceiras e com estagiários cujo CIEE seja o agente de integração poderão efetuar suas inscrições gratuitamente, no período compreendido entre o dia 13/08/2018 e às 20h, horário de Brasília, do dia 28/09/2018, exclusivamente no site www.ciee.org.br/premio.

A efetivação da inscrição pressupõe, por parte da organização parceira, a concordância e aceitação das normas e condições constantes deste regulamento e o seu não cumprimento tornará nula sua participação.

A inscrição somente será validada a partir do preenchimento completo da respectiva ficha, que inclui dados cadastrais da empresa. Após o preenchimento da inscrição, a empresa poderá visualizar, por meio de ambiente gerencial, uma planilha com dados dos seus estagiários contratados em parceria com o CIEE.

O parâmetro de identificação da organização é o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) referente à matriz (também conhecido como CNPJ raiz ou CNPJ base), assim como o número do contrato da empresa em parceria com o CIEE. Caso a organização participante seja composta por matriz e filiais, deverá se inscrever informando o CNPJ da matriz. Para a pesquisa, serão utilizados os dados dos estagiários contratados, tendo o CIEE como agente de integração, exceto nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pernambuco, independentemente do curso ou do nível de ensino (médio ou superior).

A organização parceira não poderá inscrever suas filiais separadamente. Se houver um grupo ou uma holding, a participação poderá ser pelo CNPJ da holding ou individual de cada uma das subsidiárias que compõe a holding, desde que tenham CNPJ’s diferentes (e que não sejam filiais). Caso a subsidiária participante seja composta por uma ou mais filiais, deverá se inscrever informando o CNPJ da subsidiária.

VI. Do processo de avaliação

As organizações inscritas serão avaliadas pelos seus estagiários, de acordo com os dados coletados em formulário eletrônico específico, disponibilizado por meio de e-mail e/ou SMS, pela The Gallup Organization, sendo que todos os estagiários serão convidados a participar.

A pesquisa será constituída por três blocos:

1º bloco destina-se a traçar o perfil geral dos estagiários e do estágio oferecido;

2º bloco destina-se a avaliar o programa de estágio;

3º bloco destina-se a identificar a atitude do estudante frente ao estágio, independentemente do local ou organização onde é realizado.

Para essa coleta de dados, a The Gallup Organization enviará a cada estagiário o link de acesso, de acordo com o cadastro que ele possui no CIEE, previamente conferido pela empresa.

Esse instrumento estará disponível exclusivamente on-line e os estagiários poderão preenchê-lo, acessando-o por meio de terminais disponibilizados pela organização, aparelhos mobile ou outro local que possua equipamento com acesso à Internet.

A organização responsabiliza-se pela comunicação aos estagiários, sendo que a The Gallup Organization disponibilizará endereço de e-mail e telefone para eventuais dúvidas e orientações aos estagiários.

VII. Do período de avaliação pelos estagiários

As organizações participantes terão o prazo das 8h do dia 22/10/2018 até as 23h59, horário de Brasília, do dia 7/12/2018, para que seus estagiários preencham o instrumento de avaliação dos seus Programas de Estágio.

VIII. Da apuração dos resultados

A avaliação do programa de estágio será realizada por meio do preenchimento de um formulário eletrônico, composto por frases afirmativas, abrangendo diferentes atributos característicos de um bom programa de estágio e, ainda, de uma avaliação geral das condições oferecidas pela organização inscrita.

Cada uma das frases apresenta uma escala de 1 a 5, onde a escala “1” significa que o estagiário “discorda totalmente” da frase afirmativa e a escala “5” significa que o estagiário “concorda totalmente” com a frase.

O estagiário assinalará uma das escalas entre “1” e “5”, que corresponda à opinião dele sobre o estágio que está realizando.

O critério de classificação será a média ponderada da avaliação de todos os atributos relativos ao programa de estágio. Em caso de empate, valerá a média da avaliação geral do programa de estágio. Persistindo o empate, a classificação será pelo maior índice Top Two Box (soma das escalas 4 e 5) referente à avaliação geral do programa de estágio.

IX. Da validação dos resultados

Para que o resultado de uma organização seja considerado válido, é necessário que no mínimo 5 (cinco) estagiários respondam à pesquisa.

Os estagiários e gestores das organizações, que obtiverem os melhores índices de avaliação, serão entrevistados, visando confirmar as informações fornecidas no instrumento de avaliação, com as efetivas condições de realização de estágio praticadas no dia a dia das organizações.

A constatação de divergências entre as informações fornecidas e as práticas adotadas na gestão do programa de estágio, se constitui em motivo para desqualificação da organização. Caberá às organizações, o sigilo absoluto sobre a obtenção dos melhores índices de avaliação, ficando a cargo dos promotores do Prêmio a divulgação dos resultados na solenidade de premiação.

X. Da divulgação dos resultados

A divulgação do ranking Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio, com a entrega de troféus pelo CIEE e ABRH-SP, ocorrerá no dia 04/04/2019 em solenidade de premiação, a ser realizada no Espaço Sociocultural - Teatro CIEE. O ranking compreenderá o grupo das 16 (dezesseis) organizações privadas e de economia mista, 2 (duas) entidades do terceiro setor e as 8 (oito) empresas públicas que atingirem os melhores índices de avaliação, atendendo aos seguintes critérios:

Empresas que possuam de 5 a 9 estagiários:

Empresas Privadas e de Economia Mista
  • Indústria: será premiada a empresa melhor classificada;
  • Comércio: será premiada a empresa melhor classificada;
  • Instituições Financeiras ou seguradoras: será premiada a empresa melhor classificada;
  • Outros Serviços: será premiada a empresa melhor classificada.
Terceiro Setor
  • Será premiada a entidade melhor classificada.
Órgãos Públicos e Empresas Públicas
  • Órgãos ou Empresas Municipais e Estaduais: será premiado o primeiro classificado;
  • Órgãos ou Empresas Federais ou Judiciários: será premiado o primeiro classificado.

Empresas que possuam 10 ou mais estagiários

Empresas Privadas ou de Economia mista
  • Indústria: serão premiados os 3 primeiros classificados;
  • Comércio: serão premiados os 3 primeiros classificados;
  • Instituições Financeiras e Seguradoras: serão premiados os 3 primeiros classificados;
  • Outros Serviços: serão premiados os 3 primeiros classificados.
Terceiro Setor
  • Será premiada a entidade melhor classificada.
Órgãos Públicos e Empresas Públicas
  • Órgãos ou Empresas Municipais e Estaduais: serão premiados os 3 primeiros classificados;
  • Órgãos ou Empresas Federais ou Judiciários: serão premiados os 3 primeiros classificados.

As organizações que atenderem a todos os requisitos previstos nos itens IV e IX do regulamento receberão, posteriormente, a síntese de avaliação do seu Programa de Estágio (médias em escalas de concordância de 1 a 5, referentes à avaliação dos seus estagiários).

O CIEE e a ABRH-SP promoverão ampla divulgação desta iniciativa e dos resultados da pesquisa vinculada ao Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio, em veículos de comunicação selecionados, durante suas diferentes fases, bem como do ranking das organizações que reunirem as melhores condições de realização de estágio de estudantes, com o suporte técnico e metodológico da The Gallup Organization.

Os estudos resultantes da pesquisa serão publicados na íntegra ou em parte, e poderão ser mantidos nos sites das organizações ou em páginas na Internet sob sua responsabilidade, por tempo indeterminado.

XI. Considerações finais

O ato da inscrição pela organização implica, para todos os efeitos:

a) Sua expressa aceitação do presente regulamento;

b) Sua responsabilização pela veracidade das informações fornecidas, em qualquer tempo, aos promotores do Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio;

c) Sua expressa autorização, caso seja classificada no Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio para a publicação do nome, logotipo e imagens da organização, nas mídias relacionadas exclusivamente à promoção do Prêmio nesta e nas próximas edições;

d) Sua expressa aceitação e efetivo comprometimento, caso seja classificada no Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio, para disponibilizar seus profissionais de Recursos Humanos para participarem, proferindo palestras, do "Ciclo de Palestras e Debates RH – Série Jovens Profissionalizantes", evento promovido pela ABRH-SP.

FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES, disponibilizado no site dos promotores do Prêmio, complementa o presente regulamento.

As situações não previstas neste Regulamento serão julgadas pelos organizadores do Prêmio e suas decisões serão soberanas, sendo vetada a interposição de recursos. Esclarecimentos poderão ser solicitados exclusivamente pelo e-mail: melhorestagio@ciee.org.br

A organização parceira será responsável pelo envio do Logotipo ao CIEE para divulgação do Prêmio, dentro do padrão previamente determinado no momento da inscrição.