Perguntas Frequentes

As Perguntas Frequentes e suas respectivas respostas integram o Regulamento do Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio e foram elaboradas com o objetivo de detalhar aspectos que possam suscitar dúvidas.

Favor consultá-las antes de enviar sua dúvida. Outros esclarecimentos poderão ser obtidos exclusivamente através do e-mail melhorestagio@ciee.org.br.

O Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio terá sua abrangência restrita às organizações parceiras e aos programas de estágio desenvolvidos no território nacional, exceto os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pernambuco.

Para concorrer à premiação, estão aptas a participar quaisquer organizações privadas, públicas, de economia mista e entidades do terceiro setor que mantenham Programas de Estágio com 5 (cinco) ou mais estagiários contratados, administrados em parceria com o CIEE.

Sim, o Prêmio estabelecerá um ranking dividido entre as categorias:

Empresas com 5 a 9 estagiários contratados

1ª categoria: Organizações Privadas e de Economia Mista:

  • Indústria: será premiada a melhor classificada;
  • Comércio: será premiada a melhor classificada;
  • Instituições Financeiras ou Seguradoras: será premiada a melhor classificada;
  • Outros Serviços: será premiada a melhor classificada.

2ª categoria: Entidades do Terceiro Setor

  • Será premiada a entidade melhor classificada.

3ª categoria: Órgãos Públicos e Empresas Públicas

  • Órgãos ou Empresas Municipais e Estaduais: será premiado o melhor classificado;
  • Órgãos ou Empresas Federais e do Judiciário: será premiado o melhor classificado.


Empresas acima de 10 estagiários contratados

1ª categoria: Organizações Privadas e de Economia Mista:

  • Indústria: serão premiados os 3 primeiros classificados;
  • Comércio: serão premiados os 3 primeiros classificados;
  • Instituições Financeiras e Seguradoras: serão premiados os 3 primeiros classificados;
  • Outros Serviços: serão premiados os 3 primeiros classificados.

2ª categoria: Entidades do Terceiro Setor

  • Será premiada a entidade melhor classificada.

3ª categoria: Órgãos Públicos e Empresas Públicas

  • Órgãos ou Empresas Municipais e Estaduais: serão premiados os 3 primeiros classificados;
  • Órgãos ou Empresas Federais e do Judiciário: serão premiados os 3 primeiros classificados.

Não. A organização não poderá inscrever suas filiais separadamente. O parâmetro da identificação da organização é o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) referente à matriz (também conhecido como CNPJ raiz ou CNPJ base).

No momento de inscrição da empresa, também será verificado o número de contrato que possui junto ao CIEE.

A participação na pesquisa é inteiramente gratuita, não havendo custo para a organização.

De acordo com o item X do Regulamento, o ranking será composto por organizações de cada categoria: organizações privadas e de economia mista, entidades do terceiro setor e órgãos ou empresas públicas, conforme apresentado no item 2 deste FAQ.

As inscrições receberão tratamento confidencial, portanto, as organizações que não alcançarem índices de avaliação suficientes para integrarem o ranking não terão seus nomes divulgados.

O requisito previsto em regulamento estabelece que a organização tenha 5 (cinco) ou mais estagiários contratados no momento da inscrição, independente da data em que foram contratados. Caso ela tenha 5 (cinco) estagiários, mas apenas 04 (quatro) responderem à pesquisa, estará automaticamente excluída da apuração.

Importante:

A participação dos estagiários é voluntária e os organizadores do prêmio comprometem-se a não divulgar, em nenhuma hipótese, os nomes dos estagiários que preencheram ou que deixaram de preencher o instrumento de avaliação.

Não. A pesquisa é dirigida unicamente aos estagiários. O programa de aprendizagem não faz parte dessa avaliação. Os aprendizes são regidos pela CLT, com as alterações introduzidas pela Lei 10.097/00, e trata-se de um contrato de trabalho especial, com prazo determinado.

Não, alguns campos são facultativos. Quando um campo for obrigatório, o programa de inscrição não permitirá ao usuário salvar e avançar para etapa seguinte. Os campos não obrigatórios podem ser completados posteriormente, de modo que todas as informações fornecidas pelas organizações receberão tratamento confidencial e serão mantidas em sigilo, sendo utilizadas exclusivamente para fins estatísticos, no sentido de traçar um perfil das empresas participantes do Prêmio.

Está disponível para download, planilha previamente preenchida com os dados cadastrais  dos estagiários que a empresa mantém com o CIEE.
A empresa poderá alterar o endereço de e-mail e o telefone celular dos estagiários, no próprio hotsite do  Prêmio até 28.9.2018, último dia reservado para a inscrição da empresa ao Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio,

Observações:

  • Os estagiários relacionados desenvolvem suas atividades em território nacional, exceto nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pernambuco.

Sugerimos que seja feita uma comunicação interna motivadora, sobre a participação da organização no Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio. A organização poderá, também, usar outras formas de divulgação, como anúncios em jornais internos, boletins, murais, banners na intranet etc.

A empresa poderá, ainda, disponibilizar terminais de acesso à pesquisa aos estagiários, porém, o preenchimento do formulário de avaliação é voluntário e individual, não podendo ser acompanhado ou monitorado por qualquer funcionário da organização, ou mesmo por outro estagiário.

O estagiário não deverá sentir-se constrangido ou pressionado a participar. A identificação desse tipo de ocorrência trará como consequência a desqualificação da organização.

Como requisito para participação, a organização deverá ter 5 (cinco) ou mais estagiários contratados.
Todos os estagiários serão convidados a participar, sendo que para o resultado de uma organização seja considerado válido, no mínimo 5 (cinco) estagiários deverão responder à pesquisa.

Os estagiários desligados durante o processo, mas que receberem acesso ao link da pesquisa e preencherem o instrumento de avaliação, não serão deduzidos do total de estagiários para efeito do cálculo da quantidade mínimo de respondentes.

O prazo para alteração dos dados cadastrais, endereço de e-mail e telefone celular dos estagiários encerra-se concomitante ao encerramento das inscrições. Depois dessa data, não haverá a  substituição dos estagiários, ou a alteração de endereço de e-mail ou telefone celular.

Importante:

Caso o estagiário relacionado pela empresa desvincular-se do estágio, poderá ser deduzido do total da relação que responderá a pesquisa, desde que o desligamento seja expressamente comunicado ao CIEE através do e-mail melhorestagio@ciee.org.br até o dia 28/09/2018. Tal procedimento pode ser aplicado, inclusive, na hipótese de novos contratadosHavendo um número de inscritos inferior a 5 (cinco) estagiários, a empresa não poderá efetivar sua participação.

Conforme regulamento, as organizações inscritas serão avaliadas pelos seus próprios estagiários. Os dados serão  coletados a partir de formulário eletrônico.
Para essa coleta, a The Gallup Organization do Brasil encaminhará e-mail e mensagem de texto (SMS), para o celular do estagiário, contendo o link de acesso ao formulário da pesquisa.  
Os estagiários poderão acessar o formulário de avaliação nos terminais disponibilizados pela organização, aparelhos mobile ou em qualquer outro local que possua equipamentos com acesso à Internet. É imprescindível que o estagiário tenha liberdade para escolher o local onde acessará o formulário, bem como sua livre expressão sobre aspectos do estágio. A identificação do descumprimento dessas recomendações poderá acarretar na desqualificação da organização.

As organizações serão avaliadas pelos seus estagiários, de acordo com os dados coletados em formulário eletrônico específico. As informações solicitadas aos estagiários estarão divididas em 3 (três) blocos:

1º Bloco: destina-se a traçar o perfil geral dos estagiários e do estágio oferecido;

2º Bloco: destina-se a avaliar o programa de estágio;

3º Bloco: destina-se a identificar a atitude do estudante frente ao estágio independente do local ou organização onde é realizado.

Não. O contato com os estagiários participantes ocorrerá por SMS e e-mail, enviado pela The Gallup Organization do Brasil Ltda.

Não. O contato telefônico tem a finalidade de verificar a autenticidade da avaliação, assegurando que os formulários foram efetivamente preenchidos pelos estagiários, bem como identificar as condições dessa participação. Serão contatados, no mínimo, 20% dos estagiários que responderam ao instrumento de avaliação.

O instrumento de avaliação do programa de estágio é composto por frases afirmativas, abrangendo diferentes atributos e de uma avaliação geral do programa de estágio. Os critérios para a escolha de cada um dos atributos avaliados, na pesquisa,  correspondem às características de um bom programa de estágio, de acordo com a experiência do CIEE e ABRH-SP, com o com o suporte técnico e metodológico da The Gallup Organization.

Ressaltamos que o instrumento de avaliação não será disponibilizado às empresas, visando prevenir  eventual uso indevido ou algum tipo de divulgação antecipada aos estagiários.

Cada uma das frases apresenta uma escala de 1 a 5, onde “1” significa que o estagiário “discorda totalmente” da frase afirmativa e “5” significa que o estagiário “concorda totalmente” com a frase. O estagiário assinalará um número entre “1” e “5”, que melhor corresponda à opinião dele sobre o estágio que está realizando.

Considerando que os atributos relativos ao programa de estágio, avaliados na pesquisa, não representam igual importância para o estagiário, eles são agrupados estatisticamente por semelhanças, resultando em fatores/dimensões de satisfação. Esses fatores/dimensões de satisfação são classificados por relevância, que é representada pela atribuição de pesos, proporcionais à importância que detêm, considerando-se um estágio de excelência. Tal procedimento resultará na apuração da média ponderada da avaliação de todos os atributos relativos ao programa de estágio.

O fator de ponderação utilizado na apuração das médias foi obtido por meio de pesquisa realizada junto a especialistas em qualidade de estágio do CIEE.

As organizações das três categorias que atenderam a todos os requisitos previstos nos itens IV e IX do Regulamento receberão, posteriormente, síntese da avaliação do seu Programa de Estágio (médias em escalas de concordância de 1 a 5 referentes à avaliação dos seus estagiários).

  • As organizações poderão realizar as inscrições no período de 13/08/2018 até às 20h do dia 28/09/2018, horário de Brasília, exclusivamente no site http://www.ciee.org.br/premio
  • A pesquisa junto aos estagiários será efetuada exclusivamente pela internet, no período de 22/10/2018 até as 23h59 do dia 07/12/2018;
  • A partir do recebimento do e-mail/SMS, nominal a cada um dos estagiários, contendo link de acesso  ao formulário (disponível exclusivamente on-line), os estagiários terão a partir do dia 22/10/2018 até 07/12/2018 às 24h para finalizar a avaliação do programa de estágio da organização. Para dirimir qualquer dúvida dos estagiários em relação ao questionário, estarão disponíveis o e-mail: suport.br@gallup.com e o telefone (11) 3434-6636.
  • Durante o período de 10/12/2018 até 25/01/2019, o CIEE,  a ABRH-SP e a The Gallup Organization estarão envolvidos em atividades ligadas à finalização do Prêmio.
  • O período de 01/02/2019 a 04/04/2019 será destinado à preparação de material jornalístico e envio dos convites para a solenidade de premiação;
  • A divulgação do ranking do Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio, com a entrega de troféus pelo CIEE e ABRH-SP, ocorrerá no dia 04/04/2019 em solenidade de premiação, a ser realizada no Teatro CIEE.

Todas as organizações participantes do prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio (Empresas Privadas e de Economia Mista, Entidades do Terceiro Setor e Órgãos ou Empresas Públicas), que atenderem a todos os requisitos previstos nos itens IV e IX do regulamento receberão, posteriormente, a síntese de avaliação de seu Programa de Estágio (médias em escalas de concordância de 1 a 5) referente à avaliação dos seus estagiários. Para que as organizações possam comparar sua posição em relação às demais organizações participantes e, se necessário, promover ajustes em seu programa de estágio, essa síntese também contemplará as médias das organizações premiadas e as médias mais altas da categoria a que concorreram.

O resultado será divulgado durante a solenidade de premiação. Os programas de estágio premiados terão ampla divulgação na mídia, sendo tema de reportagem na Revista Agitação (publicação trimestral do CIEE, com tiragem de 60 mil exemplares distribuídos a empresas, escolas, órgãos governamentais, estudantes).  

A participação no “Ciclo de Palestras e Debates RH – Série Jovens Profissionalizantes”, se dará mediante convite formal pela ABRH-SP, dirigido a um ou mais profissionais da área de RH da Empresa classificada. O objetivo desta participação consiste em oferecer aos jovens dicas e orientação para o início de suas atividades no mercado de trabalho. Demais informações sobre o evento serão esclarecidas pela ABRH-SP na ocasião do convite.