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Luiz Gonzaga Bertelli

O currículo precisa ser coerente com o cotidiano das crianças,

adolescentes e jovens, dando sentido ao que se ensina e aprende,

com o que se aplica do lado de fora das salas de aula. Estimular

mais as habilidades de cada um dos alunos, pois hoje tratamos

como se todos fossem absolutamente iguais e promover um

processo de ensino-aprendizagem mais motivador.

Os últimos números do Indicador de Alfabetismo Funcional

(Inaf) também mostram que o Brasil avançou nos níveis iniciais

de alfabetização, mas não conseguiu progressos visíveis no

alcance do pleno domínio de habilidades que são hoje condição

imprescindível para a inserção plena numa sociedade moderna.

Somente 62% das pessoas com ensino superior completo e 35%

das pessoas com o ensino médio completo são classificadas como

alfabetizadas em nível pleno. Esses percentuais há 10 anos eram

melhores, respectivamente 76% e 49%.

É preciso que o Brasil da economia das

commodities

se transforme

em referência em educação de qualidade. O país precisa acordar e

enfrentar esse gargalo ou não seremos uma economia sustentável.

Ruy Martins Altenfelder Silva

Advogado, presidente voluntário do Conselho de

Administração do Centro de Integração Empresa- Escola –

CIEE, presidente da Academia Paulista de Letras Jurídicas –

APLJ, do Conselho Superior de Estudos Avançados da Fiesp

e vice-presidente da Academia Paulista de História – APH.