Divulgação/Urbam
Jeff Dias
»
PONTO DE PARTIDA
LIÇÕES DE UM
EX-ESTAGIÁRIO
HORIZONTES
AMPLIADOS
A
aprendizagem, mais do que formar futuros profissionais na
prática e na teoria, tem a função de ser uma janela de opor-
tunidade: durante o programa, são ofertadas atividades ex-
tracurriculares de cunho cultural e educacional que expandem ho-
rizontes.
Edson Santana doNascimento
, 18 anos, estava emcapa-
citação na Indústria Metalúrgica Fanandri quando participou de
uma palestra ministrada pela Faculdade Impacta de Tecnologia.
Alémde conhecer umpoucomais a fundo como a internet pode in-
tegrar funcionalidades de eletrodomésticos, soube que a instituição
de ensino estava oferecendo bolsas de 50% à sua turma de aprendi-
zes. Não pensou duas vezes e se matriculou. Nem precisou passar
pelo vestibular, pois se credenciou com a alta nota que já havia pon-
tuado no Enem. “Se tivesse que bancar amensalidade, não teria con-
dições de avançar”, conta Edson. Ele mora com o pai, ummestre de
obra, e a mãe professora de escola pública. A aprendizagem termi-
nou no início de 2016 e Edson continua firme na faculdade.
6
Agitação | CIEE
B
oanesio Cardoso
estava no terceiro ano da facul-
dade de engenharia civil quando foi contratado co-
mo estagiário. A experiência abriu um caminho
profissional que o levaria à presidência da Urbam, em-
presa municipal de economia mista de São José dos
Campos/SP, com mais de 3 mil funcionários. “Aprendi
de tudo e fiz de tudo”, relembra Cardoso, que repassa sua
lição de vida aos estagiários que a Urbam mantém em
parceria com o CIEE: “Aproveitem ao máximo, esse é
um legado que carregarão para sempre”. Prova disso é
que lembra até hoje do senhor Calisto, um mestre de
obras espanhol que lhe transmitiu, na prática do estágio,
grandes conhecimentos que até hoje o auxiliam à frente
da gestão de uma empresa que cuida desde varrição de
ruas; coleta, tratamento e destinação de resíduos até ad-
ministração de cemitérios e terminais rodoviários.