“O principal desafio
do gestor de trânsito
é diminuir as mortes.
Para isso, é necessário
harmonizar todos os
modais, privilegiando
segurança e
sustentabilidade.”
CIEE | Agitação
9
Servfoto
engenheiro Sérgio Vieira da Silva, on-
de atuei muito tempo com cálculo de
concreto. Emambos, convivi comen-
genheiros mais velhos e experientes,
com mais vivências, que me deram
muita luz sobre os caminhos profis-
sionais que eu deveria percorrer como
engenheiro em início de carreira.
Como vê o CIEE, que há 53 anos
atua para inserir o jovemnomundo
do trabalho?
Vejo como uma instituição muito
importante para a sociedade. Eu
mesmo, como disse, fui estagiário
por meio do CIEE há 40 anos. Trata-
se de uma organização não governa-
mental que atua com muita compe-
tência, responsabilidade e seriedade,
direcionando o primeiro contato do
jovem com o mundo do trabalho e
evitando que a atividade se torne
captação de mão de obra barata, gra-
ças à formalização dos programas
entre contratantes, estudantes e es-
colas. Com isso, o estágio se torna
uma fase rica de aprendizado para os
jovens. Quero aproveitar para agra-
decer a oportunidade ao CIEE. É
sempre um orgulho estar junto a
uma entidade tão séria, que propi-
cioumeu primeiro estágio. Aproveito
para dizer aos nossos estudantes que
uma grande carreira começa com o
primeiro passo profissional, com as
escolhas certas e, estar com o CIEE é
uma dessas opções corretas.
Conte umpouco sobre sua carreira.
Por conta do estágio no escritório
do Sérgio Vieira da Silva, no início
dos anos 80, fui apresentado aos sis-
temas computacionais para cálculo
de estruturas, me interessei e desen-
volvi habilidade com isso. Graças a
isso, ao me formar, fui contratado
pelo Centro de Pesquisa da Escola
de Engenharia Mauá, onde trabalhei
na área de transporte com o profes-
sor Adriano Murgel Branco, que me
orientou no aprendizado da enge-
nharia de tráfego. Por conta da mi-
nha habilidade em informática, co-
mecei a atuar no desenvolvimento
de modelos computacionais para
trânsito, que possibilitassem analisar
todos os fenômenos do tráfego de
uma maneira mais estrita. Essa ex-
periência me abriu outras oportuni-
dades de trabalho, como no Metrô e
na Cetesb, onde ajudei a implantar a
gerência de operações especiais, que
tinha como foco acidentes com car-
gas de produtos químicos perigosos
em malhas urbanas, tendo chegado
a superintendente.
Com base em sua longa vivência
profissional, o que diria aos jovens