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Agitação
nov/dez 2008
Tema:
Reaproveitamento de hortaliças destinadas
ao consumo animal: aspectos ecológicos, higiênico-
sanitários e educativos.
Autora:
Bárbara Gothardo.
Cem mil toneladas de lixo são gera-
das no Brasil diariamente; 60 % disso
é constituído por materiais orgânicos,
como restos de frutas, hortaliças e ali-
mentos em geral. Desse total, apenas 1%
é reaproveitado. Esses dados revelam a
importância de programas de reaprovei-
tamento de lixo orgânico, visto o grave
impacto ambiental que ele causa.
Com base nessas informações, a estu-
dante de Medicina Veterinária Bárbara
Gothardo, elaborou o projeto vencedor.
Ela estagia na Divisão deMedicina Vete-
rinária e Manejo da Fauna Silvestre (De-
pave), da Secretaria Municipal do Verde
e Meio Ambiente.
O objetivo do projeto
é melhorar a alimenta-
ção das aves do Parque
do Ibirapuera utilizan-
do sobras das hortaliças doadas pelo
Mercado Municipal Cantareira. Para
melhorar o processo, a estudante viu
a necessidade de utilizar métodos de
Educação Ambiental com os funcio-
nários do mercado, para diminuir a
quantidade de materiais inservíveis
que vinham com as hortaliças, e esta-
belecer padrões higiênico-sanitários
para a coleta, transporte e armazena-
mento dessas doações.
Com o sucesso do projeto, Bárbara
espera incentivar outros parques a de-
senvolverem programas com a mesma
finalidade e diminuir o lixo orgânico.
“Existe muito desperdício de verdu-
ras. Com esse trabalho, conseguimos
reaproveitar três das 13 toneladas do
material enviado. Se esse projeto se
transformar em exemplo, o lixo dimi-
nuirá cada vez mais”, explica.
2º LUGAR
INDIVIDUAL
Tema:
Fauna na cidade: uma proposta de sensibilização e
co-responsabilidade na proteção de animais silvestres.
Autora:
Juliana Venerando Cardoso Coelho.
A educação ambiental é essencial para a
preservação da cidade. Para se ter noção,
a Divisão de Fauna do Município de São
Paulo identificou 284 espécies de aves e
registrou 55 de mamíferos silvestres. A
maior parte da população, porém, co-
nhece pouco esses seres. Outra realidade
alarmante é o tráfico de animais, que re-
presenta um problema significativo para
a manutenção da fauna, visto o número
elevado de apreensões efetuadas pela
Polícia Militar Ambiental do Estado de
São Paulo e pelo Instituto Brasileiro do
Meio Ambiente e dos Recursos Naturais
Renováveis (Ibama), aproximadamen-
te 2,3 mil animais em 2007. Além dos
maus-tratos, na cidade não há locais
suficientes para abrigar esses animais.
“A conscientização deve começar pelas
crianças”, explica Juliana Venerando
Cardoso Coelho, estudante
de Ciências Biológicas e es-
tagiária da Divisão de Me-
dicina Veterinária e Manejo
da Fauna Silvestre (Depave),
que propõe aulas de Educa-
ção Ambiental para alunos
dos primeiros anos do ensi-
no fundamental.
Para avaliar o grau de instrução das
crianças nesse assunto, Juliana fez vi-
sitas técnicas em duas escolas da zona
leste de São Paulo (uma pública e ou-
tra privada). Os alunos demonstra-
ram pouco ou nenhum conhecimento
sobre a fauna paulistana, chegando a
citar elefantes e leões como animais
nativos da cidade.
A idéia é levar as crianças para aulas
externas, apresentando o ecossistema
de seu bairro, e aos poucos ampliar
esse universo. De acordo com Julia-
na, a escolha da fauna como objeto de
estudo para as crianças pode ser cati-
vante pela simpatia provocada pelos
bichos e ainda serve de gancho para
estimular nos jovens a defesa de ou-
tras causas ambientais.
1º LUGAR
INDIVIDUAL
Para Juliana, a educação ambiental
deve começar pelas crianças.
Bárbara vê o reaproveitamento como
forma de diminuição do desperdício.