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Agitação

nov/dez 2008

Tema:

Reaproveitamento de hortaliças destinadas

ao consumo animal: aspectos ecológicos, higiênico-

sanitários e educativos.

Autora:

Bárbara Gothardo.

Cem mil toneladas de lixo são gera-

das no Brasil diariamente; 60 % disso

é constituído por materiais orgânicos,

como restos de frutas, hortaliças e ali-

mentos em geral. Desse total, apenas 1%

é reaproveitado. Esses dados revelam a

importância de programas de reaprovei-

tamento de lixo orgânico, visto o grave

impacto ambiental que ele causa.

Com base nessas informações, a estu-

dante de Medicina Veterinária Bárbara

Gothardo, elaborou o projeto vencedor.

Ela estagia na Divisão deMedicina Vete-

rinária e Manejo da Fauna Silvestre (De-

pave), da Secretaria Municipal do Verde

e Meio Ambiente.

O objetivo do projeto

é melhorar a alimenta-

ção das aves do Parque

do Ibirapuera utilizan-

do sobras das hortaliças doadas pelo

Mercado Municipal Cantareira. Para

melhorar o processo, a estudante viu

a necessidade de utilizar métodos de

Educação Ambiental com os funcio-

nários do mercado, para diminuir a

quantidade de materiais inservíveis

que vinham com as hortaliças, e esta-

belecer padrões higiênico-sanitários

para a coleta, transporte e armazena-

mento dessas doações.

Com o sucesso do projeto, Bárbara

espera incentivar outros parques a de-

senvolverem programas com a mesma

finalidade e diminuir o lixo orgânico.

“Existe muito desperdício de verdu-

ras. Com esse trabalho, conseguimos

reaproveitar três das 13 toneladas do

material enviado. Se esse projeto se

transformar em exemplo, o lixo dimi-

nuirá cada vez mais”, explica.

2º LUGAR

INDIVIDUAL

Tema:

Fauna na cidade: uma proposta de sensibilização e

co-responsabilidade na proteção de animais silvestres.

Autora:

Juliana Venerando Cardoso Coelho.

A educação ambiental é essencial para a

preservação da cidade. Para se ter noção,

a Divisão de Fauna do Município de São

Paulo identificou 284 espécies de aves e

registrou 55 de mamíferos silvestres. A

maior parte da população, porém, co-

nhece pouco esses seres. Outra realidade

alarmante é o tráfico de animais, que re-

presenta um problema significativo para

a manutenção da fauna, visto o número

elevado de apreensões efetuadas pela

Polícia Militar Ambiental do Estado de

São Paulo e pelo Instituto Brasileiro do

Meio Ambiente e dos Recursos Naturais

Renováveis (Ibama), aproximadamen-

te 2,3 mil animais em 2007. Além dos

maus-tratos, na cidade não há locais

suficientes para abrigar esses animais.

“A conscientização deve começar pelas

crianças”, explica Juliana Venerando

Cardoso Coelho, estudante

de Ciências Biológicas e es-

tagiária da Divisão de Me-

dicina Veterinária e Manejo

da Fauna Silvestre (Depave),

que propõe aulas de Educa-

ção Ambiental para alunos

dos primeiros anos do ensi-

no fundamental.

Para avaliar o grau de instrução das

crianças nesse assunto, Juliana fez vi-

sitas técnicas em duas escolas da zona

leste de São Paulo (uma pública e ou-

tra privada). Os alunos demonstra-

ram pouco ou nenhum conhecimento

sobre a fauna paulistana, chegando a

citar elefantes e leões como animais

nativos da cidade.

A idéia é levar as crianças para aulas

externas, apresentando o ecossistema

de seu bairro, e aos poucos ampliar

esse universo. De acordo com Julia-

na, a escolha da fauna como objeto de

estudo para as crianças pode ser cati-

vante pela simpatia provocada pelos

bichos e ainda serve de gancho para

estimular nos jovens a defesa de ou-

tras causas ambientais.

1º LUGAR

INDIVIDUAL

Para Juliana, a educação ambiental

deve começar pelas crianças.

Bárbara vê o reaproveitamento como

forma de diminuição do desperdício.