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8

Agitação

nov/dez 2008

PONTO DE PARTIDA

Preservação, sensibilidade e educação. Esses são

os fundamentos primordiais do projeto elabora-

do pelo estudante de Ciências Biológicas Victor

Hugo Lazzaro. O projeto propõe a estruturação

do primeiro corredor ecológico da capital pau-

lista, que consiste em uma faixa de vegetação que

liga grandes fragmentos florestais ou unidades de preserva-

ção, no caso os parques Previdência, Luiz Carlos Prestes e

Raposo Tavares, na zona oeste. O intuito é a conservação e

preservação da malha verde na região desses parques, gran-

des responsáveis pelo desenvolvimento da avifauna local.

Por meio do plantio de árvores, indicadas por especialistas,

estudantes em graduação e técnicos da Secretaria Munici-

pal do Verde e do Meio Ambiente, o projeto visa reverter os

malefícios da degradação, visto que os parques se situam às

margens da Rodovia Raposo Tavares e da Avenida Eliseu de

Almeida, área de elevada movimentação.

O trabalho de educação ambiental na comunidade local tam-

bém é importante para sensibilizar a população para a causa.

“Não adianta apenas um programa de conscientização am-

biental, mas, sim, despertar a emotividade das pessoas”, explica

Victor. Para o estudante, os parques urbanos devem ser vistos

como locais de sensibilização ecológica, preservação dos re-

cursos naturais e do ecossistema. A intenção é tratar o cidadão

como agente de mudanças.

Com a implantação do corredor ecológico, a pretensão é va-

lorizar e enriquecer os fragmentos da mata local, aproximar a

comunidade da reserva e possibilitar a troca de conhecimento

prático e acadêmico entre os estagiários dos três parques du-

rante a manutenção do projeto, além de ampliar a estratégia

para os demais parques da cidade.

Durante o estágio no Clube Escola Pa-

dre José de Anchieta, os estudantes de

Educação Física, Adilson Siqueira de

Vasconcelos, Bruna Casiolato e Lucile-

ne Rodrigues da Silva detectaram um

grande volume de freqüentadores do

local com problemas de hipertensão e

diabetes, assim como a inexistência de

um programa específico de atividade

física que atenda às necessidades da

comunidade.

Com base na análise desses dados, os es-

tudantes montaram o programa

Hiper-

Dia Ativo

, oferecendo atividades físicas

que promovem melhorias biológicas,

motoras e sociais para os hipertensos e

diabéticos da comunidade. Para parti-

cipar, os interessados deverão possuir

credencial na Unidade Básica de Saúde

Padre José de Anchieta, parceira do pro-

grama. “Trabalhar a parte física émelho-

rar a qualidade de vida”, explica Bruna.

Outro aspecto do programa é esclarecer

os conceitos de hipertensão e diabetes,

atividade física e seus benefícios, além

de ensinar a população como mensu-

rar a freqüência cardíaca para praticar

esportes de maneira segura ao coração.

Por meio dessas ações, os estudantes

pretendemmelhorar a qualidade de vida

dos hipertensos e diabéticos, reduzir o

número de ocorrências médicas dessas

pessoas, tornando-se um meio de pre-

venção secundário e de inclusão social.

3

º LUGAR

INDIVIDUAL

Tema:

Implantação de corredor

ecológico e sua importância para

a avifauna nos parques urbanos,

através da Educação Ambiental.

Autor:

Victor Hugo Lazzaro.

1

º LUGAR

GRUPO

Tema:

Atividade física como meio de inclusão social para hipertensos e diabéticos.

Autores:

Adilson Siqueira de Vasconcelos, Bruna Casiolato e Lucilene Rodrigues da Silva.

Para Victor, sensibilização às questões ambientais é essencial.

Atividades físicas elevam a qualidade de vida.