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Edgar Marra
Edgar Marra
Exemplo de
Inclusão
Social
N
eilson Lopes de Souza, de 16
anos, morador de Brasília/DF,
começou a aprendizagem para ajudar
no orçamento da familia, que recebe a
BolsaFamília. “Entregometade demeu
salário a meu pai, que decide o que fa-
zer com o dinheiro”, diz o aprendiz do
Banco do Brasil, um dos maiores par-
ceiros do programa Aprendiz Legal,
administrado pelo CIEE. “O programa
de aprendizagemme ensinoumuito na
vida, a começar pela responsabilidade”, reconhece Neilson. O depoimento do adolescente integra
uma série de histórias postadas no portal do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à
Fome (MDS), que evidenciam o impacto da formação profissional na vida dos beneficiados. O
objetivo dessa ação é estimular o cumprimento da Lei da Aprendizagem (nº 10.097/2000) e, em es-
pecial, beneficiar os jovens em situação de vulnerabilidade. Na mesma matéria que conta o caso de
Neilson, o MDS destacou o papel do CIEE no encaminhamento do aprendiz para a vaga e na oferta
dos cursos teóricos obrigatórios que caracterizam essa modalidade de formação socioeducativa.
Neilson de
Souza (E),
com a família.
Laiane Paes: “Tudo que
aprendo nas aulas do CIEE
aplico na prática.”
Efeito
Transformador
L
aiane Paula Ferreira Paes, 20 anos, vislumbrou no Aprendiz Legal
uma maneira de se preparar para o mercado associando teoria e
prática. Ela é aprendiz da Associação Brasileira de Assistência às Fa-
mílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), em
Brasília/DF, e uma vez por semana participa da capacitação teórica, mi-
nistrada pelo CIEE, compatível com as atividades exercidas na associa-
ção. “Tudo que aprendo nas aulas do CIEE aplico na prática, até como
apresentar ideias que possam ser úteis para melhorias no ambiente de
trabalho”, conta Laiane. Estudante do EJA, no Centro Educacional 01 do
Guará, Laiane é esforçada e não deixa passar as oportunidades de de-
senvolvimento. Ela é bolsista de um curso de espanhol há sete anos e já
busca outro de inglês, resultado de um sorteio na Abrace, com subsídio
de 50%. Também está se preparando para o Enem, e aproveita as dicas
de português das aulas do CIEE. Seu objetivo é entrar no curso superior
de ciências tecnológicas. A aprendizagem só reforçou sua disposição em
crescer. “Eu me tornei outra pessoa, passei a me interessar ainda mais
pelos estudos, entregar os trabalhos nos prazos, a cuidar do meu unifor-
me, a ficar mais atenta ao meu vocabulário”, avalia.