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elas a de ter aprendido a ensinar – habilidade que não é intuiti-
va.” As falhas no perfil dos docentes resultam em exageros de
faltas, greves e licenças médicas, exemplifica.
Se todos conhecem os problemas e há consenso quanto à ne-
cessidade de reformas, por que não há avanços, que poderiam
ser obtidos quase a custo zero? Moura Castro se mostra pouco
otimista, afirmando que os políticos evitam aprovar reformas
diante da falta de apelo popular nesse sentido, pois pesquisas
indicam que 70% dos pais acham que a educação brasileira é
boa. Só isso já seria um forte obstáculo às mudanças e o arti-
culista nem mesmo citou a resistência do forte corporativismo
do professorado...
“O abismo entre as escolas
mais ricas e as mais pobres
evidencia um lamentável
descompasso com a realidade”
Arnaldo Niskier
,
presidente do CIEE Rio
O educador Arnaldo Niskier, presidente do Conselho de
Administração do CIEE Rio e membro da Academia Brasileira
de Letras (ABL), apontou a discrepância revelada pela clas-
sificação das escolas no último Enem. Há um abismo de 183
pontos entre o topo e as últimas colocadas no ranking, “o que
mostra um lamentável descompasso com a realidade brasilei-
ra”, certamente se referindo ao peso da qualidade do aprendi-
zado e escolaridade nas oportunidades de inclusão social das
camadas mais pobres.
Arnaldo Niskier,
Luiz Gonzaga Bertelli,
Manoel Dias,
Paulo Nathanael
Pereira de Souza,
Claudio Moura Castro
e Ivan Camargo
sxc.hu
Edgar Marra