Background Image
Previous Page  11 / 76 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 11 / 76 Next Page
Page Background

11

elas a de ter aprendido a ensinar – habilidade que não é intuiti-

va.” As falhas no perfil dos docentes resultam em exageros de

faltas, greves e licenças médicas, exemplifica.

Se todos conhecem os problemas e há consenso quanto à ne-

cessidade de reformas, por que não há avanços, que poderiam

ser obtidos quase a custo zero? Moura Castro se mostra pouco

otimista, afirmando que os políticos evitam aprovar reformas

diante da falta de apelo popular nesse sentido, pois pesquisas

indicam que 70% dos pais acham que a educação brasileira é

boa. Só isso já seria um forte obstáculo às mudanças e o arti-

culista nem mesmo citou a resistência do forte corporativismo

do professorado...

“O abismo entre as escolas

mais ricas e as mais pobres

evidencia um lamentável

descompasso com a realidade”

Arnaldo Niskier

,

presidente do CIEE Rio

O educador Arnaldo Niskier, presidente do Conselho de

Administração do CIEE Rio e membro da Academia Brasileira

de Letras (ABL), apontou a discrepância revelada pela clas-

sificação das escolas no último Enem. Há um abismo de 183

pontos entre o topo e as últimas colocadas no ranking, “o que

mostra um lamentável descompasso com a realidade brasilei-

ra”, certamente se referindo ao peso da qualidade do aprendi-

zado e escolaridade nas oportunidades de inclusão social das

camadas mais pobres.

Arnaldo Niskier,

Luiz Gonzaga Bertelli,

Manoel Dias,

Paulo Nathanael

Pereira de Souza,

Claudio Moura Castro

e Ivan Camargo

sxc.hu

Edgar Marra